Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /var/www/html/jumsousa.blog-dominiotemporario.com.br/web/wp-content/plugins/jetpack/_inc/lib/class.media-summary.php on line 77

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /var/www/html/jumsousa.blog-dominiotemporario.com.br/web/wp-content/plugins/jetpack/_inc/lib/class.media-summary.php on line 87
Preparação e cuidados ao viajar sozinha – Vou logo ali Skip to main content

Preparação e cuidados ao viajar sozinha

O fato de estar sozinha sempre foi um ponto de atenção para mim. Gosto da sensação de independência e nunca quis perder isso porque não tinha companhia para viajar ou porque estava preocupada que algo pudesse me acontecer.

Acho que, inconscientemente, escolhi cidades que não são tão perigosas. Pelo menos não a maioria. Mas sei que corri alguns riscos que tentei minimizar adotando algumas medidas.

 

Li muito antes das viagens. Me preparei.

 

Na internet tem informação sobre todo lugar que se possa imaginar. Eu normalmente uso sites especializados em viagem como o tripadvisor e leio blogs.  Gosto de ir direto no tripadvisor e ler as dicas do que fazer em 3 dias. O MUST DO compactado. Então uso isso como minha referência.

Mas o tripadvisor não dá todas as informações atualizadas que precisamos, além do que fazer, precisamos saber onde se hospedar ou não, meios de transportes, pegadinhas que fazem com os turistas, quais regiões evitar… Em resumo, o tipo de informação que precisamos ter para eventualidades. E para nos prepar antes de colocar os pés na cidade.

Como fiquei muito tempo fora e viajando numa frequência muito grande, fiz uma tabelinha em excel para me ajudar. Vc pode fazer no papel mesmo. Nessa tabelinha tinha informação de data início e fim em cada cidade, onde ficar, meio de transporte, o que fazer,… essas coisas. Se já tinha comprado as passagens, se já tinha reservado as acomodações, links para os sites importantes. Tudo com acompanhamento. Foi bom porque sempre que tinha dúvida recorria a ela.

 

Tenho sempre um mapa em mãos

 

Eu não sou ninguém sem um mapa, sério. A primeira coisa que faço quando chego nas cidades é arrumar um. Pouquíssimas vezes durante essa minha viagem comprei um chip local. Então, como diz um colega meu, vai no clássico mesmo. Independente de ser impresso ou online tenha um.

Uma coisa legal de se acostumar a andar sozinha é o senso de direção. Estou sempre atenta a onde estou indo. Mas mesmo “perdida” nunca tiro o olho do mapa e do relógio. Não é nada bom descobrir que irá ter que andar por uma rua escura sozinha para voltar para casa.

 

Onde ficar

 

A partir do que leio nos blogs vou direto no booking fazer a reserva do hostel. Esse site não cobra taxas e tem quase todos os hostels. Então faço uns filtros por preço, ranking e vejo recomendações. Sempre tento escolher hostels com nota acima de 7 e leio as referências. Isso tudo para minimizar o risco. Uma outra dica legal é abrir o mapa do tripadvisor (que tem os principais pontos turísticos) e comparar com o mapa dos hostels no booking. Se os preços e pontuação são mais ou menos iguais prefiro ficar num local mais central. Afinal, sou mulher e vou andar sozinha.

A vantagem de hostel é que a chance de conhecer outras pessoas é grande e serão companhia para sair. Outro recurso que uso é o couchsurfing. Se for ficar com um local leia as referências e converse com a pessoa antes de ir para a casa dela.

 

O que fazer

 

Se não quer fazer atividades sozinha, faça amizade nos hostels ou procure por eventos no couchsurfing ou crie seu próprio evento. Procure por atividades na cidade que vc está. Sempre tem pessoas querendo fazer alguma coisa. Nem que seja: “procuro companhia para tomar um vinho perto do Rio Sena”. Imagina? Ou vc mesmo pode criar seu evento: “alguém topa almoçar junto hoje?”. Já fui em eventos e já encontrei companhia criando meus próprios eventos e nunca me arrependi.

Faça um free walking tour: podemos chamar de fazer um tour a pé. Tem em quase todas as cidades turísticas. É só procurar no google. Normalmente é guiada por estudantes locais e é de graça. Você vai ter companhia para conhecer os principais pontos turísticos e depois com mais tempo volte nos preferidos. Normalmente é de 1h a 2,5h. Lembre de dar uma gorjeta para o guia porque ele não está recebendo para fazer isso.

Gosta de sair a noite mas não tem companhia? Faça um “pub crawl”. É só procurar no google também. Tem na maioria das cidades turísticas. É um tour guiado por um local por pubs a noite. Normalmente você paga para participar, mas em cada pub um drink é de graça. Você pode até ficar tímido no início mas com as bebidas e os jogos, no final, estará conhecendo quase todo mundo.

 

Confiar no sexto sentido e não dar bola para o azar

 

O meu sexto sentido é muito forte, sou bastante sensitiva. E sempre presto atenção ao que minhas anteninhas estão me indicando. Fiquei um ano viajando e posso dizer que não tive grandes problemas. Já recusei lugares para ficar e lugares para ir graças a isso. Não sei se realmente ia acontecer alguma coisa. Mas é melhor prevenir né?

 

Tento nunca desesperar

 

Se você perdeu o ônibus, tem outro. Se você se perder na cidade, pergunte. Se aconteceu alguma coisa ruim, respire fundo, conte até 10 e acalme-se. Não conseguirá resolver nada se estiver desesperado. Se vc achar que uma rua está meio esquisita, escolha um outro caminho. Se achar que tem alguém te seguindo, tente andar perto de outras  pessoas ou peça para acompanhá-los por um tempo.

Resumindo, tome cuidados mas não se prive de fazer o que goste. E se ainda assim estiver receosa, faça algumas viagens em grupo até que perceba que pode fazer isso sozinha. As primeiras são as mais difíceis. Depois irá perceber que viajar sozinha não é nenhum bicho de sete cabeças.

 

2 thoughts to “Preparação e cuidados ao viajar sozinha”

  1. Não entendi como criar seu proprio evento? Por onde?

    Se não quer fazer atividades sozinha, faça amizade nos hostels ou procure por eventos no couchsurfing ou crie seu próprio evento. Procure por atividades na cidade que vc está. Sempre tem pessoas querendo fazer alguma coisa. Nem que seja: “procuro companhia para tomar um vinho perto do Rio Sena”. Imagina? Ou vc mesmo pode criar seu evento: “alguém topa almoçar junto hoje?”. Já fui em eventos e já encontrei companhia criando meus próprios eventos e nunca me arrependi.

    1. Oi Tina, na página principal do app do couchsurfing tem uma parte chamada hangout (o meu tá em inglês) ou qualquer coisa parecida. Vc clica no caixinha escrita “hangout now”… e siga as orientações. Vc se torna disponível, pode escrever um título tipo: Procurando companhia para xxx. Vc verá a lista de pessoas disponíveis e querendo fazer alguma coisa. Quando vc se torna disponível e coloca um título (vc acaba criando um evento) e as pessoas podem mandar solicitação para se juntar a vc. 🙂

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: